Qual a responsabilidade de um Analista de Recursos Humanos?

Qual a Responsabilidade de um Analista de Recursos Humanos?

Dentre as responsabilidades do Analista de Recursos Humanos incluem:

  • Realizar pesquisas de avaliação de emprego;
  • Contactar gerentes e funcionários de todos os níveis para identificar e avaliar as necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Fornecer e supervisionar a formação de indivíduos ou grupos de empregados.

O Analista de Recursos Humanos é o profissional responsável por analisar, implantar e realizar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção através de processos seletivos internos ou externos.

Um Analista de Recursos Humanos analisa os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outras categorias de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos.

Está sob as responsabilidades de um Analista de Recursos Humanos:

  • propor e implementar programas de treinamento e desenvolvimento pessoal;
  • aplicar a avaliação de eficácia de treinamento;
  • analisar implantar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção através de processos seletivos internos e/ou externos;
  • apresentar a pré-seleção aos responsáveis da área para seleção final;
  • elaborar anúncios de recrutamento para os meios de comunicações;
  • analisar os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outras categorias de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos;
  • realizar entrevista de admissão, acompanhamento e desligamento dos funcionários, coletando informações para elaboração de gráficos gerenciais;
  • elaborar anúncios de recrutamento para os meios de comunicações;
  • supervisionar o processo de integração do novo funcionário à instituição;
  • realizar pesquisas sobre as tendências de mercado na área de remuneração e benefícios, visando subsidiar as definições das políticas de remuneração da instituição comunicar qualquer irregularidade do setor ao superior.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista de Recursos Humanos além da graduação é essencial que possua um espírito de liderança para gerir membros e participar de importantes tomadas de decisões e realizar análises em programas de sucessão.

Com que áreas se relaciona o Analista de RH, dentro de uma empresa?

O Analista de Recursos Humanos por ser o profissional responsável por executar a análise de tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa, participando do levantamento e análise das necessidades pré-estabelecidas pelos seus superiores para implantação ou desenvolvimento de plano de carreira de relaciona com toda a área de Recursos Humanos.

Cargos Relacionados:

  • Assistente de Recursos Humanos;
  • Estagiário de Recursos Humanos;
  • Analista de Cargos e Salários;
  • Analista de Departamento Pessoal;
  • Analista de Recrutamento e Seleção.

Formações Relacionadas:

  • Graduação em Gestão de Recursos Humanos;
  • Psicologia.

Habilidades Relacionadas:

Relacionamos várias habilidades, no entanto, é claro, que dependerá em que categoria de empresa o profissional está inserido!

  • Acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • Acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • Administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • Administrar os benefícios da empresa;
  • Administrar política salarial da empresa;
  • Administrar programa de bolsas de estudo;
  • Administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • Agir com dinamismo;
  • Agir com diplomacia;
  • Agir com liderança;
  • Agir de forma pró-ativa;
  • Analisar criticamente;
  • Analisar currículos;
  • Analisar custos de pessoal da empresa;
  • Analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • Analisar estatísticas de informações salariais;
  • Analisar resultados do processo seletivo;
  • Aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • Aplicar instrumentos de seleção;
  • Aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
  • Apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • Apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
  • Apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • Assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • Avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • Avaliar perfil dos candidatos;
  • Conduzir entrevista de triagem;
  • Contratar profissionais externos e instituições;
  • Coordenar eventos sociais da empresa;
  • Coordenar programação de férias dos empregados;
  • Definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • Definir instrumentos de seleção;
  • Definir perfil do cargo;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Demonstrar raciocínio lógico;
  • Desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • Desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • Diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • Efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • Elaborar descrição de cargos;
  • Elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • Elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • Elaborar plano de desenvolvimento para traines e estagiários;
  • Elaborar programas de desenvolvimento;
  • Elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • Elaborar relatórios;
  • Emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • Encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • Falar em público;
  • Formalizar processo de contratação de empregados;
  • Indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • Manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • Mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • Negociar com funcionários;
  • Orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • Orientar empregados sobre benefícios;
  • Participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • Participar de negociações sindicais;
  • Participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • Persuadir pessoas;
  • Pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • Pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • Pesquisar remuneração;
  • Planejar quadro de pessoal;
  • Possuir empatia;
  • Preparar multiplicadores para treinamento;
  • Prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • Processar desligamentos de empregados;
  • Processar folha de pagamento;
  • Promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • Promover reintegração e adaptação do empregado;
  • Propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • Propor política de benefícios;
  • Propor políticas de cargos e remunerações;
  • Realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • Realizar entrevista de desligamento;
  • Realizar entrevistas com candidatos;
  • Redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • Representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • Representar a empresa junto a entidades de classe;
  • Selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • Subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • Subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • Subsidiar negociações trabalhistas;
  • Ter capacidade de planejamento e organização;
  • Trabalhar em equipe;
  • Utilizar “softwares” aplicativos;
  • Utilizar telefone celular, “fax” e email.

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