Qual a Responsabilidade de um Analista de Recursos Humanos?
Dentre as responsabilidades do Analista de Recursos Humanos incluem:
- Realizar pesquisas de avaliação de emprego;
- Contactar gerentes e funcionários de todos os níveis para identificar e avaliar as necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- Fornecer e supervisionar a formação de indivíduos ou grupos de empregados.
O Analista de Recursos Humanos é o profissional responsável por analisar, implantar e realizar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção através de processos seletivos internos ou externos.
Um Analista de Recursos Humanos analisa os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outras categorias de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos.
Está sob as responsabilidades de um Analista de Recursos Humanos:
- propor e implementar programas de treinamento e desenvolvimento pessoal;
- aplicar a avaliação de eficácia de treinamento;
- analisar implantar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção através de processos seletivos internos e/ou externos;
- apresentar a pré-seleção aos responsáveis da área para seleção final;
- elaborar anúncios de recrutamento para os meios de comunicações;
- analisar os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outras categorias de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos;
- realizar entrevista de admissão, acompanhamento e desligamento dos funcionários, coletando informações para elaboração de gráficos gerenciais;
- elaborar anúncios de recrutamento para os meios de comunicações;
- supervisionar o processo de integração do novo funcionário à instituição;
- realizar pesquisas sobre as tendências de mercado na área de remuneração e benefícios, visando subsidiar as definições das políticas de remuneração da instituição comunicar qualquer irregularidade do setor ao superior.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista de Recursos Humanos além da graduação é essencial que possua um espírito de liderança para gerir membros e participar de importantes tomadas de decisões e realizar análises em programas de sucessão.
Com que áreas se relaciona o Analista de RH, dentro de uma empresa?
O Analista de Recursos Humanos por ser o profissional responsável por executar a análise de tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa, participando do levantamento e análise das necessidades pré-estabelecidas pelos seus superiores para implantação ou desenvolvimento de plano de carreira de relaciona com toda a área de Recursos Humanos.
Cargos Relacionados:
- Assistente de Recursos Humanos;
- Estagiário de Recursos Humanos;
- Analista de Cargos e Salários;
- Analista de Departamento Pessoal;
- Analista de Recrutamento e Seleção.
Formações Relacionadas:
- Graduação em Gestão de Recursos Humanos;
- Psicologia.
Habilidades Relacionadas:
Relacionamos várias habilidades, no entanto, é claro, que dependerá em que categoria de empresa o profissional está inserido!
- Acompanhar a homologação da rescisão contratual;
- Acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
- Administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
- Administrar os benefícios da empresa;
- Administrar política salarial da empresa;
- Administrar programa de bolsas de estudo;
- Administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
- Agir com dinamismo;
- Agir com diplomacia;
- Agir com liderança;
- Agir de forma pró-ativa;
- Analisar criticamente;
- Analisar currículos;
- Analisar custos de pessoal da empresa;
- Analisar descrição do cargo a ser preenchido;
- Analisar estatísticas de informações salariais;
- Analisar resultados do processo seletivo;
- Aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
- Aplicar instrumentos de seleção;
- Aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
- Apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
- Apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
- Apurar valores relativos a encargos e impostos;
- Assessorar gestores em avaliação de desempenho;
- Avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
- Avaliar perfil dos candidatos;
- Conduzir entrevista de triagem;
- Contratar profissionais externos e instituições;
- Coordenar eventos sociais da empresa;
- Coordenar programação de férias dos empregados;
- Definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
- Definir instrumentos de seleção;
- Definir perfil do cargo;
- Demonstrar flexibilidade;
- Demonstrar iniciativa;
- Demonstrar raciocínio lógico;
- Desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
- Desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
- Diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- Divulgar processo de recrutamento interno e externo;
- Efetuar manutenção de tabelas salariais;
- Elaborar descrição de cargos;
- Elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
- Elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
- Elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
- Elaborar plano de desenvolvimento para traines e estagiários;
- Elaborar programas de desenvolvimento;
- Elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
- Elaborar relatórios;
- Emitir parecer técnico do processo seletivo;
- Encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
- Falar em público;
- Formalizar processo de contratação de empregados;
- Indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
- Manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
- Mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
- Negociar com funcionários;
- Orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
- Orientar empregados sobre benefícios;
- Participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
- Participar de negociações sindicais;
- Participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
- Persuadir pessoas;
- Pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
- Pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
- Pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
- Pesquisar remuneração;
- Planejar quadro de pessoal;
- Possuir empatia;
- Preparar multiplicadores para treinamento;
- Prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
- Processar desligamentos de empregados;
- Processar folha de pagamento;
- Promover a integração de novos funcionários na empresa;
- Promover reintegração e adaptação do empregado;
- Propor ações corretivas resultantes da avaliação;
- Propor política de benefícios;
- Propor políticas de cargos e remunerações;
- Realizar avaliação de reação dos treinandos;
- Realizar entrevista de desligamento;
- Realizar entrevistas com candidatos;
- Redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
- Representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
- Representar a empresa junto a entidades de classe;
- Selecionar assessoria jurídica e peritos;
- Subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
- Subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
- Subsidiar negociações trabalhistas;
- Ter capacidade de planejamento e organização;
- Trabalhar em equipe;
- Utilizar “softwares” aplicativos;
- Utilizar telefone celular, “fax” e email.
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