Quero me sair bem em uma entrevista!
Como se sair bem em uma entrevista de emprego? Diversos fatores podem te ajudar a ter uma entrevista bem-sucedida.
Você foi convidado para uma entrevista e sabe que esse é o momento de mostrar ser a pessoa certa para a vaga.
Qual critério será utilizado nessa entrevista, você se pergunta? Cada recrutador, isso depende da empresa, também da vaga, têm seus critérios/razões, como principais. É impossível enumerar critérios e razões, por isso vamos nos prender a duas:
Não seja igual aos outros candidatos.
Dependendo da vaga a concorrência pode chegar a mais de 300 candidatos. Já sabendo disso você precisa ter um diferencial.
Se souber qual é a empresa especule o que ela faz, quais categorias de clientes têm, como é sua atuação no mercado e quais são seus valores. De posse dessas informações você saberá se o seu perfil se enquadra, se enquadrando com certeza a entrevista será ótima.
Na entrevista
Displicentemente observe a reação do entrevistador, para não falar demais, também de menos, e se prepare para a frase clássica: fale sobre você como profissional. Crie um roteiro: fale de como chegou no ponto profissional que está, ou seja, mostre sua vida profissional de aprendizados e conquistas.
Não fale sobre fracassos durante a entrevista exceto se seja questionado, e se for tenha um roteiro curto, mostrando qual lição tirou e não culpe ninguém, deixando o ocorrido como coisas que estamos propensos a passar.
E você como é como pessoa? Já pensou nisso? Se não pensou tá na hora de pensar, criar um roteiro e decorar, para quando um recrutador perguntar você responder. Seja sincero, não atue, você precisa conquistar o que quer, mas, não esqueça que você é um profissional e com ética, se não vai em pouco tempo desabar, e com certeza você não quer isso para sua carreira. A empresa sabe que nem tudo é trabalho, quer saber mais sobre você, como você vive fora do trabalho, se passeia com a mulher e os filhos, se visita os pais, irmãos ou amigos, quais são seus hobbies, fazendo nas horas vagas, etc.
Já respondeu às perguntas e explicou sua história. Caso seja questionado ou levado a perguntar sobre a empresa, ou o que ela tem a oferecer, saiba de uma coisa, nem tudo é aquilo que aparenta ser você precisa inverter a entrevista e começar a fazer perguntas. Pergunte como é a empresa, sobre o cargo, gestores, etc. Isso mostrará ao recrutador o seu interesse.
Tenho meu próprio negócio, falo ou fico calado?
Aconselhamos que não, mas, caso seja questionado como está fazendo para pagar as contas após tanto tempo sem renda, como empregado, fale!
Se você está querendo recolocação é porque não está dando certo, daí fale que foi algo provisório e não com intenção de se colocar permanentemente, se não mostrará, isso dependendo da vaga, que você não serve.
Vender bolo, pipoca ou outras coisas que não se enquadram na vaga, mostra para o recrutador que você é criativo, destemido e que não tem medo de enfrentar as diversidades, daí conta positivamente, caso não, fale que tinha suas economias.
Tudo depende da vaga, por isso, caso acredite ser bom falar, por sua conta e risco, fale!
Após a entrevista
Antes de ligar para saber, porque isso é importante, pergunte ao entrevistador qual a data da resposta. Espere três dias e ligue, caso tenha perguntado se pode ligar. Quando em uma entrevista deixamos algumas coisas claras, tipo posso ligar, isso mostra que não estamos para brincadeira.
Após a entrevista, isso após analisada a entrevista, você tem de ter a consciência de tomar algumas atitudes, tipo ligo ou não ligo.
Não mande nada para o entrevistador exceto se seja um email perguntando sobre o resultado de sua entrevista, isso caso não tenha outro contato.